sábado, 28 de março de 2009

Com o que os cães sonham?


Da mesma forma como os humanos, os animais também sonham. No período de sono, os bichos precisam descansar para seu sistema imunológico funcionar melhor. Se o animal dormir de forma regular, seu metabolismo e sistema nervoso funcionarão de forma correta. Os cães dormem em média nove horas por dia, mas podem aumentar esse tempo se ficarem sozinhos sem a companhia do dono. Os cães têm duas fases de sono: superficial e movimento rápido dos olhos (REM). Na fase superficial o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e atividade cerebral diminuem. Nessa fase, o cão pode acordar em função de estímulos. Esse período leva de 10 a 20 minutos. Já no segundo período, os olhos do cão se mexem, daí vem o nome "rápido movimento dos olhos". Nessa fase a respiração é considerada mais irregular, rápida e superficial. As vezes eles mexem as orelhas, patas e até fazem alguns barulhos esquisitos. Segundo pesquisas realizadas, cientistas descobriram ondas elétricas no cérebro dos animais parecidas com as dos humanos, sendo possível assim afirmar que os animais provavelmente também sonham. O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma das possibilidades é que o cachorro sonhe com o seu relacionamento com o mundo e com o que acontece no seu cotidiano. Os cães também podem ter alguns distúrbios do sono como a apnéia que acontece mais no Boxer e Buldogue devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos.

domingo, 22 de março de 2009

Tartaruga d'água


Este pequenino ser com delicadas listras verde-amarelas é um pet que traz alegria para quem convive com ele. A tartaruguinha d'água gosta de ser acariciada na cabeça, comer na mão e tomar sol. Pode ser criada dentro ou fora de casa. Ela só precisa de uma ambiente com área seca e uma parte grande de água com temperatura morna, além de sol e alimentos.Se você ainda não sabe, as tartaruguinhas são carnívoras. Elas não vivem só de alface como muitas pessoas pensam. Eles precisam de carne e peixe moídos em pedaços pequenos e crus, frutas e verduras picadas. Sua saúde é muito resistente porém pode apresentar raquitismo, deixando o casco mole, caso ela esteja com falta de proteínas.O lugar seco serve para a tartaruguinha sair da água e descansar. Ela faz suas necessidades dentro da água, portanto a limpeza diária é fundamental para a saúde de sua amiguinha.Tenha cuidado com a sua tartaruguinha! Se ela for colocada em locais ásperos pode causar ferimentos embaixo do casco favorecendo a entrada de fungos e bactérias.As tartaruguinhas d'água se reproduzem com muita facilidade em cativeiro. Ao nascerem têm apenas 4 cm, o tamanho equivalente ao de uma caixa-de-fósforos e já saem logo nadando. Adultas chegam a medir 25 cm, crescendo 3 cm por ano. Vivem, em média, 40 anos mas podem chegar a um século!A identificação sexual só pode ser feita quando adultas, aos cinco ou seis anos. A fêmea é maior com cerca de 25 cm e o macho chega a 20cm com a cauda mais comprida e volumosa.O acasalamento é de julho a agosto e a desova de setembro a dezembro. Cada fêmea põe, em média, 10 ovos, que enterra na areia. Para garantir um maior número de nascimentos, as covas devem ser abertas com cuidado e os ovos retirados sem sacudir ou mudá-los de posição. Para isso devem ser marcados com lápis na parte superior e transferidos para uma chocadeira onde serão enterrados em areia para que possam eclodir em 120 dias. Após este processo, os ovos devem ser enterrados na mesma posição, a10 cm de profundidade com temperatura de 27 a 29 graus.

Gato Maracajá


O Gato Maracajá é um felino nativo de América Central e América do Sul. Sua principal característica é possuir uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Semelhante a uma onça, seus pelos são amarelo-escuros nas partes superiores e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela, por todo o corpo, da cabeça à cauda.Dentro de suas habilidades, este felino pode caminhar nas pontas dos galhos dos arbustos. Também possui grande capacidade de salto e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da Jaguatirica, uma outra espécie de felino.Podendo ser encontrado com mais frequência na Floresta Amazônica, o Maracajá tem uma gestação que dura entre 81 e 84 dias e sua expectativa de vida é de 13 anos. Tem capacidade de virar em 180 graus as articulações do tornozelo, o que o possibilita transitar com facilidade entre troncos e árvores. Seus hábitos são noturnos e alimenta-se de pequenos roedores e aves, que caça nas árvores.
O Gato Maracajá foi bastante caçado e afetado pela destruição das matas, mas adaptou-se a certas plantações, havendo registro de exemplares vivendo em coqueirais e cafezais. Tem de 42 a 62 cm de comprimento, chegando a 48 cm de altura. Seu peso varia de 2 kg a 6 kg, com a cauda de 33 a 51 cm.