sábado, 17 de janeiro de 2009

Primata exótico e noturno


Descendente de vários macacos primitivos, o Lóris só é encontrado na Índia tropical, na África, e particularmente em ilhas, como o Bornéu, Madagascar e Sri Lanka. Ativo à noite, possui os olhos muito grandes, bem maiores que os primatas do mesmo tamanho, que são ativos de dia. O filhote de Lóris passa o dia dependurado na mãe. De noite fica num galho de árvore, escondido entre as folhas, enquanto sua mãe sai à caça de insetos e outros animais pequenos. O Lóris caça mais com o olfato do que com a visão. Entre os vários tipos, são mais conhecidos o Lóris-esbelto e o Lóris-preguiçoso. As quatro pernas do Lóris-esbelto são do mesmo tamanho e muito compridas em relação ao corpo; já o Lóris-preguiçoso vive em uma zona mais fria e tem o pelo mais espesso. Já o Lóris-delgado, que habita o Sri Lanka, está entre os 25 primatas mais ameaçados de

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Nos próximos 100 anos, aves poderão sumir ..


Nos próximos 100 anos, pelo menos 1.200 espécies de aves deverão ter desaparecido do planeta e cerca de 15% deverão ficar à beira da extinção. Este é o pior cenário apresentado por um estudo realizado por biólogos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que analisou as taxas de extinção dos últimos tempos, cruzando-as com as medidas de conservação da natureza e as mudanças climáticas e ambientais.
O Brasil é detentor de aproximadamente 1.800 espécies de aves, que representam 20% das 9.000 espécies existentes no mundo. É o terceiro país em diversidade de aves (atrás apenas da Colômbia e do Peru). No entanto, é o primeiro em número de espécies em extinção. Das 1.212 aves ameaçadas no mundo, 120 estão no país, incluindo duas já extintas na natureza – o mutum-do-nordeste “Mitu mitu” e a ararinha-azul “Cyanopsitta spixii”.
Desde 1600, mais de 100 espécies de aves tornaram-se extintas, e essa taxa parece continuar a aumentar. Belas e inspiradoras, as aves têm valor econômico, cultural, étnico e espiritual para muitos povos em todo o mundo. Elas também são um excelente indicador da qualidade de nosso meio ambiente. De maneira geral, os lugares ricos em aves são também ricos em outras formas de vida e apresentam ar, água e solo saudáveis.
O previsível declínio das espécies de aves terá grave impacto, não só para as florestas e para a agricultura, como também para a vida do próprio Homem. Com o desaparecimento de um grande número de pássaros, a saúde humana estará em risco, devido sobretudo ao aumento de insetos. É que as aves prestam importante serviço no controle de insetos, além de serem responsáveis pela polinização, pela dispersão de sementes e ainda pela limpeza de carcaças de animais mortos.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Almíscar, perfume agradável, gostoso e cheiro = sofrimento animal


Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar.
Recente Investigação da WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos
ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.
O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.
Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem!!

veja foto do animal :
http://www.geocities.com/rainforest/andes/1185/imagens/almiscar2.JPG