quinta-feira, 29 de maio de 2008

Vida selvagem em perigo.



É difícil arranjar um lugar para sua família quando existem outras espécies dominando o planeta. [Nós estamos destruindo o espaço deles]Todos os dias, grandes quantidades de habitats naturais estão sendo destruídos para a obtenção de recursos naturais, e a vida selvagem está sendo cada vez mais marginalizada.
Construir um ecossistema exige tempo, sorte e trabalho, mas quase nenhum esforço é feito para destruí-lo. Às vezes, a destruição é tão sutil que leva muito tempo para percebê-la, como o desaparecimento de rãs e a diminuição de pássaros. Mas acabaremos notando esses efeitos, inevitavelmente. Tudo co-existe, e apesar de parecermos ser independentes da complexa teia da natureza, não sairemos ilesos quando tudo começar a desmoronar.
Precisamos das árvores para ter oxigênio. Precisamos dos tubarões para limpar o lixo que despejamos nos oceanos. Precisamos das rãs para comer os insetos portadores de doenças.
O que estamos fazendo para proteger os seres dos quais dependemos, antes que seja tarde demais??

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Desmatamento e extinção de espécies.


1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.
2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.
3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.
4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.
5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.
6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie.
7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.
Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!
O planeta perde um hectare de solo aproveitável para a agricultura a cada 8 segundos.
A grande utilização de recursos naturais não-removavéis como metal e o petróleo, causando esgotamento precoce desses recursos, mais resíduos serão produzidos, intensificando a poluição: o homem poderá afogar-se no seu próprio lixo!
Maior necessidade de energia.[E-C-O-N-O-M-I-Z-E] Por enquanto, gerar energia leva a um aumento da poluição (queima de combustíveis como petróleo ou carvão), ou à destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas), ou ainda a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas). Métodos menos poluentes, como o uso do álcool, ou formas “limpas” de gerar energia, como energia solar, poderão talvez resolver o problema.
É triste pensar que a natureza fala e que o genero humano não a ouve.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Aquecimento Global

Nos quase 5 bilhões de anos de vida do planeta Terra já ouve 5 grandes extinções.Estas extinções já atingiram mais de 90% de todas as espécies vivas sobre o planeta.
Neste sexto processo de extinção, que estamos começando a vivenciar, o porcentual de desaparecimento da vida
pode depender do que vai ser feito pelos homens e mulheres nos próximos anos.
O animal humano sobreviveu a última idade do gelo, porém, não é possível prever se conseguirá sobreviver a esta nova crises climática.
Animais mais sensíveis poderão desaparecer do planeta com muita mais facilidade.
Vegetais menos resistentes as mudanças climáticas poderão desaparecer primeiro.
E como a Terra é realmente emprestada pelo nossos filhos, cada pessoa, no seu ser intimo, poderá reciclar seus valores e iniciar uma nova forma de viver, o mais rapidamente possível.

Se com idéias o Homem consegue destruir tanto em tão pouco tempo, com Idéias podemos salvar a vida na Terra.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Amor animal.



É como dizem, se o cachorro não for a cara do dono ele é roubado. Independente de cachorro, gato, pássaro, cavalo, ramnister etc ..enfim o animal de estimação de cada pessoa sempre tem algo em comum, semelhante ou até as mesmas manias. Um animal só traz energias boas para as pessoas, com suas brincadeiras e travessuras. Não sei explicar o sentimento que eu tenho por essas 'pessoas monstros' que maltratam animais, não sei mesmo. A única coisa que eu sei dizer é que o meu caráter vem devido ao meu 'amor animal', eles sempre me deixam mais amparada desse mundo terrível em que vivemos. Mesmo nos piores dias, nas piores dores, nossos queridos amigos de patas conseguem nos transmitir algo bom. Eles conseguem fazer a gente se sentir a pessoa mais amada e importante do mundo. É por esse motivo que eu não consigo entender o que as 'pessoas monstros' fazem! Amar um animal é mais prazeroso que qualquer coisa nesse mundo. Agradeço por poder chegar em casa e ter meus amigos de patas ansiosos por um abraço, afago e um colinho.
E sinto muito por essas pessoas maldosas que abandonam e maltratam, essas concerteza nunca tiveram um amigo tão amável quanto os nossos amigos de patas!

No coração de cada animal abandonado mora o desejo de ser amado!

domingo, 25 de maio de 2008

Gatos precisam arranhar.


Alguns proprietários de gatos não agüentam esse hábito de seus pets: arranhar. Tudo que encontram eles arranham, tudo mesmo. Pode ser o sofá, o pé da cadeira, portas ou algum bichinho de pelúcia. Esse costume faz parte da natureza desses animais. Essa atitude serve para relaxar os gatos e também ajuda na defesa. Além disso, através desse ato, eles deixam as unhas aparadas. Quando as unhas dos gatos crescem formam um tipo de bainha escameada que aborrecem e irritam os felinos que arranhando conseguem eliminar o problema. Para tentar amenizar esse aborrecimento, existem diversas empresas que comercializam arranhadores para os animais feitos com diversos materiais, desde papelão até sisal. Os arranhadores devem ser colocados em um local de fácil acesso para o bichano e precisam ser produzidos com materiais que eles possam afiar suas unhas facilmente.

sábado, 24 de maio de 2008

Da onde vem a cor do Flamingo?


O flamingo é uma bela ave e suas penas chamam bastante atenção em função de sua coloração. Suas plumas são em tons rosados e vermelhos em função de sua alimentação. Essa ave costuma se alimentar de pequenos crustáceos, plâncton, insetos e moluscos. A sua cor é explicada por essa alimentação que é rica em carotenóides, substância que proporciona essa coloração. Para procurar seus alimentos, os flamingos buscam locais com pouca profundidade nas águas. Para comer, seu bico é adaptado para retirar a água que suas presas têm. Com isso, filtra apenas o que deseja comer.

domingo, 11 de maio de 2008

Touradas, "espetáculo" sangrento!



Um "espetáculo" violento, cruel e sanguinário sob o disfarce da "tradição". É uma afronta à sensibilidade daqueles que têm consciência dos direitos e sentimentos dos animais. Infelizmente as touradas vêm se expandindo muito. Há touradas na Espanha, Portugal, França, Equador e Peru. Há poucos meses foi realizada a 1ª tourada na Armênia e houve também tentativas de levá-las para Rússia. Há também "festas" semelhantes como a corrida de São Firmino, o Encerro e a Capeira que acontecem em datas comemorativas na Espanha e em Portugal. Como aqui no Brasil, acontece a farra do boi.



"Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"

terça-feira, 6 de maio de 2008

Boicote a China pelo fim do Holocausto animal


A industria de pele é uma das industrias mais cruéis do mundo, sendo a China a fonte mundial da maioria dos produtos de pele. Na ausência de qualquer legislação ou controle governamental, animais na industria de pele chinesa são sujeitos às mais extremistas formas de crueldade. Investigações feitas em fazendas de pele na China expuseram métodos chocantes de colocação de armadilhas, transporte, confinamento e matança. Entre as espécies sendo usadas estão incluídas não apenas as tradicionais fornecedoras de pele como os coelhos, as raposas, os minks, e os raccons, mas tambem cães e gatos domésticos- cuja pele é chamada de propósito de outros nomes e exportada como pele de outras espécies. Mais de 40 milhões de animais são mortos cada ano para o uso de suas peles.
Não seja futíl, Não use pele animal!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Fim da eutánasia em São Paulo.



Após muita luta, a Lei 12.916 de autoria do Deputado Estadual (SP) Feliciano Filho foi aprovada, estabelecendo que os centros de controle de zoonoses (carrocinhas), canis municipais e congêneres do Estado de São Paulo, não poderão mais matar os animais sadios como forma de controle populacional, sendo apenas permitida a eutanásia em animais que apresentem males ou doenças incuráveis ou enfermidades infecto-contagiosas que coloquem em risco a saúde pública, devendo ser justificada por laudo técnico que ficará á disposição das entidades de Proteção Animal.Esta nova Lei autoriza o Governo do estado a fazer convênios com os municípios no intuito de instituir políticas públicas corretas para os animais tais como: castração, identificação e conscientização da população.Os cães comunitários serão recolhidos para esterilização e registro, sendo posteriormente devolvidos aos locais de origem.